Pass ou Passos de Montanha

Você já reparou que muitos passeios pelos Alpes tem a palavra “Pass” no final do nome? Por exemplo: Klausenpass, Sustenpass e Fluelapass. A tradução em português é Passo de Montanha e significa a passagem de um lado para o outro da montanha.

Os Alpes são uma cordilheira (conjunto de montanha) situado na Europa ocidental, tendo início na Itália e término na Áustria. Seu ponto mais alto, o Monte Branco (famoso Mont Blanc) tem 4800m de altura.
 .
A altitude média dos Alpes é de 2000 a 3000 metros. Em todos os Passos, quando se atinge o  ponto mais alto do caminho existem plaquinhas com a altitude do lugar onde os motoqueiros gostam de posar para foto. Na maioria dos Passos, no ponto mais alto, há hotel e restaurante, onde se faz uma pausa para um choppinho e curtir a paz e tranquilidade que só um Passo tem.
 .
As estradas, com boa qualidade de asfalto, tem larguras que variam de 4m a 2,5m onde carros passam apertados. O mais comum de se ver nos passos de montanha são motoqueiros. Mas principalmente no verão os ciclistas costumam curtir este tipo de esporte por aqui, inclusive, alguns passos são palcos de grandes provas de bicicleta como o Giro D’ Italia, Tour de France e Tour de Suisse.
 .
Alguns dos Passos mais famosos são: Passo Dello Stelvio, Passo Gavia na Itália, Passo Edelwissspitze na Áustria, Furkapass e Grimselpass na Suíça.
  .
Fazer um Passo de carro também é uma boa opção para famílias. O visual é incrível! Seguem alguns que fizemos em 2016:
 .

Klausenpass


Klausen Pass é um dos mais belos “passos” de montanha da região central do país. Esse Pass, com seus quase 2000m de altura , fica  a 1,5 horas de carro de Zurique e Lucerne e é uma ótima dica de passeio para se fazer com carro para quem está próximo a esta nesta região. Estas fotos form tiradas no caminho para a Klausenpass, antes de começar a subir as montanhas:
image1
image2
unnamed-1

Flüelapass


Não importa em que época do ano você visita um Passo, nos pontos mais altos sempre há neve, mesmo no verão. Em lugares acima de 1700m acima do nível do mar, geralmente há neve. A temperatura em um Passo no verão é bem agradável, varia entre 18 a 28 graus durante o dia, mas isso pode mudar dependendo na altitude e também da sua localização.
 .
Esta foto, por exemplo, foi tirada a 2383m de altitude, e a temperatura lá estava por volta de 15 graus e o visual incrível, com o contraste do branco da neve com o azul do céu. Não é lindo?

Sustenpass


A temporada para motos pelos Alpes vai de abril à outubro. Fora deste período, muitos dos passos estão fechados por conta da quantidade de neve. O Sustenpass foi um lindo passeio que fizemos, e no ponto mais alto da montanha, a 2.264m de altitude, há um restaurante e logo em frente, um lindo lago.

Albulapass


O Albulapass tem 2315m de altitude, fica no cantão de Graubünden, e está aberto de junho à outubro. A estrada para o Albula foi construída em 1865 e nesta época, era a única conexão norte-sul do cantão de Graubünden.
 .
O Passo começa na estrada de Davos e tem bem pouco movimento, sendo rota somente para o turismo.
 .
Esta foto é do charmoso lago de Davos:
Albulapass:
image7-1
Qual você gostaria de conhecer primeiro?
Imprimir
Compartilhe:

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Guia de viagem de Davos, o paraíso de inverno - Swiss Guide
  2. Guia completo de Ticino - dicas do que fazer na Suíça italiana - Swiss Guide

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*