Salão de beleza na Suíça

No Brasil, você vai a um salão de beleza e encontra manicure, pedicure, podóloga, maquiadora, massagista, depiladora, especialista em sobrancelhas, vendedora da Avon/Natura/Jequiti, câmara de bronzeamento artificial, sala de drenagem linfática, lojinha de acessórios, área gourmet, sempre tem alguém que vende ouro ou semi-jóias e por fim, encontra-se até psicologia barata 😀

 E na Suíça, tem tudo isso?

Tem, mas não em um mesmo estabelecimento.

Antes de mais nada vamos acabar com esse mito de que as suíças não são vaidosas. É apenas uma vaidade diferente da nossa. Por exemplo, enquanto no Brasil o culto ao corpo é bastante incentivado, as suíças se mantêm em forma por uma questão de saúde e bem estar.
Mas elas também usam maquiagem, arrumam o cabelo e sim, fazem depilação. Mas no salão de cabeleireiro daqui (chamado “Coiffeur”, em alemão) você cuida apenas do cabelo. No centro de estética, você cuida da pele e assuntos relacionados. Nos salões de manicure/pedicure, você faz as unhas. E assim por diante. Em casos raros ou em áreas wellness de algumas academias é possível encontrar combinações de serviços: massagem e manicure, por exemplo.

E vale a pena ressaltar também que em função dos preços altos desses serviços, muitas mulheres fazem alguns desses cuidados em casa mesmo. Já os produtos (shampoo, condicionador, máscara, esmaltes, etc) são mais baratos que os do Brasil, o que favorece ainda mais o tratamento no conforto do lar.

2

 

Cuidando do Cabelo

De forma geral, as brasileiras cuidam muito mais do cabelo do que as suíças  e investem bastante em produtos para hidratar e manter os cabelos bonitos.

Diferente do Brasil, notamos que aqui não há oferta de zilhões de escovas progressivas, pelo simples fato de conterem bastante química (como formol). No exterior, é conhecida como “Brazilian Blowdry” e o foco da progressiva é a maciez e brilho dos cabelos, ao invés de alisar.

Um método muito bom é o tratamento de queratina Goldwell’s Kerasilk – mais leve e natural que a progressiva.

Crédito: HairMagazine
Crédito: HairMagazine

Acreditamos que os cabeleireiros brasileiros estão mais atualizados a novas tendências e frequentemente oferecem novas técnicas as clientes. Ponto pro Brasil.

4Cuidando das Unhas

Aqui a técnica é bem diferente mesmo. A começar pela cutícula, que elas não removem apenas empurram usando óleos específicos (“cuticle oil”). O que é, na verdade, o recomendado pelos especialistas pois a cutícula é uma camada protetora. Se você nunca retirá-la, ela não vai crescer e a manutenção será mais fácil. Ponto pra Suíça.

Outra diferença é a esmaltação. As manicures suíças têm o cuidado de não encostar o esmalte na pele, o que resulta em uma camada de unha nas laterais que fica sem pintar! O acabamento não é o mesmo, portanto: Ponto pro Brasil.

No quesito pedicure, tenho que mencionar as maravilhosas cadeiras utilizadas por alguns salões. O encosto é regulável e possui um sistema de massagem. Tem uma bacia de fibra de vidro acoplada e um chuveiro com controle de temperatura da água. Ponto pra Suíça.

5
Fonte: Alibaba

 

6Cuidando da Pele

Tratamentos como drenagem linfática, massagem modeladora, limpeza de pele e muitos outros estão disponíveis aqui também. Contam com profissionais bem treinados e os mais modernos equipamentos, que chegam ao país muito mais rápido que no Brasil. Ponto pra Suíça.

 

 

 

 

 

7Bronzeamento Artificial

Máquinas super modernas estão disponíveis, sejam em academias de ginástica ou em locais dedicados chamados de “Solarium”. Perto de casa tem um e funciona assim: ao entrar, você se depara com uma grande sala de espera com mesa, cadeiras, revistas, banheiro e uma máquina que troca cédulas por moedas, pois não há recepcionista. Esta sala principal dá acesso a outras 5 salinhas menores onde estão as máquinas de bronzeamento. Você entra, passa rapidamente um álcool gel (que já está ali disponível em uma garrafinha de spray) na máquina, coloca as moedas no contador e então tem 2 minutos para se despir até que a máquina inicie o processo. Uma vez lá dentro, é possível ajustar a circulação do ar e até mesmo ouvir música. Ponto pra Suíça.

 

 

 

8Depilação

Apesar de existirem diversos centros de depilação espalhados pelo país, a quantidade ainda é bem inferior ao Brasil. O layout desses lugares, no geral, é bem semelhante ao que estamos acostumadas, embora a técnica brasileira seja bem melhor. Se no Brasil você leva 10 minutos pra fazer sua depilação, aqui pode levar 30 minutos pois a profissional não tem a mesma experiência. Ponto pro Brasil.

O interessante é que no exterior as denominações são:

“bikini wax” –  apenas área do biquini

“brazilian wax” – depilação íntima.

9Conclusão de tudo isso? Com pontos positivos e negativos dos dois lados, o segredo é saber aproveitar o melhor dos dois países. E descobrimos que tanto aí quanto aqui, é essencial aprender a fazer alguns desses cuidados em casa mesmo. Mas isso vem com o tempo…

Crédito dos cartoons: FreeDesignLife

 

 

 

 

Sabia que também montamos Roteiros Personalizados? Receba um plano de viagem feito por especialistas e completamente customizado. Cuidaremos de tudo para que você aproveite o melhor da Suíça – clique aqui !

Imprimir
Compartilhe:

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Marcas suíças (cosméticos): Mavala - Swiss Guide
  2. Dica de presente da Suíça: Cosméticos Rausch - Swiss Guide

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*