Expovina: A feira de vinhos nos barcos, Zurique

A Expovina é uma das principais exposições de vinhos não apenas para a Suíça. Trata-se da maior feira de degustação de vinhos para consumidores do mundo! E o mais legal é que os estandes são montados dentro de 12 barcos ancorados no Lago Zurique.

Expovina – A Exibição

A feira acontece anualmente por volta de Novembro e apresenta uma vasta variedade de vinhos de produtores renomados de diferentes partes do mundo.

Em 2016, a Expovina completou sua 63º edição apresentando durante duas semanas mais de 4.200 vinhos para degustação e venda em cerca de 170 estandes. Foram confirmados mais de 70.000 visitantes!4A feira acontece dentro de 12 barcos ancorados no Lago Zurique, com acesso pela Bürkliplatz. Como os barcos são conectados, você pode passar de um barco para o outro. Abaixo está o plano da Expovina de 2016:

22
Fonte: Site Oficial Expovina

O ingresso custa 25 CHF e só podem entrar maiores de 18 anos. Junto com o ingresso, você recebe um catálogo detalhado com a localização dos estandes e a lista de produtores. Assim, fica mais fácil focar e achar o que você procura. Por exemplo: vinhos espanhóis, ou italianos, ou suíços…ou até mesmo um produtor que você já conhece.

Caso você tenha frequentado uma edição anterior da Expovina e comprado algo, pode ser que aquele produtor envie entradas grátis para o próximo ano.img_8102Ao passar pelos estandes, você pode pedir para degustar os vinhos que tem intenção de comprar. O objetivo dos produtores, claro, é vender então a dica é não abusar da oportunidade para ficar bêbado! Use esta chance para provar algo diferente, para conversar com o vendedor, ouvir histórias da vinícola e entender a produção…

Caso você queira comprar, terá que preencher um formulário padrão do fornecedor marcando ali os vinhos escolhidos. Como não há estoque na feira, a entrega acontece em alguns dias / semanas. Alguns produtores podem oferecer entrega gratuita para determinadas compras – alguns acima de 12 ou 18 garrafas, outros acima de 200 CHF por exemplo.

A feira conta até com um barco “restaurante” que oferece Fondue e Raclette!

1
Fonte: Site Oficial Expovina
2
Fonte: Site Oficial Expovina
3
Fonte: Site Oficial Expovina

Expovina – A História

A primeira Expovina aconteceu em 1953, quando cerca de 20 produtores de vinho e comerciantes de toda a Suíça vieram para a região do Lago Zurique apresentar seus produtos. Foi um evento inovador, pois naquela época degustações de vinho eram possíveis apenas para quem visitava uma vinícola. O público “comum” quase nunca tinha a chance de conversar com um produtor, ouvir explicações sobre diferentes tipos de vinhos e, mais importante, degustar antes de comprar!

O sucesso da Expovina não demorou e o boom foi na década de 60. Se em 1962 a feira aconteceu em apenas 2 barcos, em 1964 a feira cresceu para 6 barcos, com 66 produtores apresentando cerca de 600 vinhos vindos de 10 países diferentes.

Em 1981 a feira, que já contava com 11 barcos, expandiu a oferta de vinhos incluindo variedades como o delicioso vinho do Porto.3Nas últimas décadas, não apenas o número de barcos e estandes cresceu. Também a variedade de vinhos e países onde vinícolas estão presentes. Por exemplo, ali você encontra vinhos de famosos países produtores como Espanha, Itália, França, África do Sul, Chile e Austrália. E também de países onde a produção de vinhos é menos divulgada mundialmente, como Croácia, Hungria e Israel!

Sem dúvida, vale a visita! Para mais informações, acesse o site oficial da Expovina.5E não esqueça que em Março de cada ano acontece a Expovina Primavera. Veja mais detalhes aqui.

Imprimir
Compartilhe:

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*