Top 5: Mitos sobre a vida na Suíça

Assim que decidimos viver na Suíça, fomos bombardeadas com algumas perguntas e comentários vindos de familiares, de alguns amigos queridos e de meros conhecidos que estavam afoitos por mostrar a sua preocupação ou apenas a sua falta de conhecimento sobre a vida nos Alpes 🙂

Quer ver uma lista das coisas que mais ouvimos?

1.) Mas como você vai aguentar o frio que faz o ano inteiro?

Felizmente o inverno suíço NÃO dura 12 meses. Claro que durante os meses de inverno (Dezembro, Janeiro e Fevereiro…e talvez Março) a temperatura vai abaixo de zero e tem neve – em algumas cidades mais em outras menos. O importante é lembrar que essa época do ano é completamente suportável se você usar roupas e botas adequadas (Veja aqui nosso artigo completo para viajar sem passar frio). Há aquecimento interno em todas as lojas, restaurantes, casas e inclusive no transporte público. As demais estações do ano são bem definidas – temos sim primavera, outono e um verão com dias longos e temperaturas (eventualmente) acima dos 30ºC.

2.) Você vai ser consumida pelo tédio durante o inverno, pois as pessoas raramente saem de casa.

Jamais! Existem inúmeras atividades e esportes de inverno e os suíços realmente amam praticá-los. É a época do ski, snowboarding, sledging, nordic walking, hóquei, patinação no gelo, ski jump… entre outros. Algumas famílias passam finais de semana prolongados na montanha, outros apreciam a gastronomia típica desta época do ano (ex: fondue, raclette) e alguns simplesmente aproveitam a oferta cultural das grandes cidades.

Tudo depende também da sua criatividade e disposição. Se o dia lá fora está cinza, nublado ou com chuva, por que não chamar amigos para um almoço ou jantar em casa? Ou pegar um cinema? Ou aproveitar para visitar um museu? Sempre há opções…

Dica de passeio na montanha que pode ser aproveitada tanto no inverno quanto no verão: Sattel

3.) A vida não é muito parada?

Comparada com a vida agitada de São Paulo e seus 20 milhões de habitantes, sim, a vida na Suíça é muito mais parada. No entanto, com vida noturna e excelente oferta de restaurantes e bares em cidades maiores como Zurique, Lucerna ou Genebra.

Veja aqui o guia das melhores baladas de Zurique!

4.) Boa sorte com o alto custo de vida do país.

OK, quase tudo custa caro. Mas o retorno pelo que se paga é quase sempre espetacular. O ticket de trem custa caro comparado com outros países? Sim, mas o trem é limpo, frequente, chega na hora estipulada e com exceção das horas de rush, tem assento pra todo mundo.

Os salários também são bons e, mais importante, bem distribuídos entre a população. Isso significa que o garçom também tem um salário digno, pode morar em um apartamento razoável, comer fora e viajar de vez em quando.

 5.) O povo suíço é muito frio.

Nossa experiência é bem diferente e positiva neste aspecto. Claro que falta o “calor latino”, mas no geral eles são sempre muito educados e se mostram disponíveis para ajudar, se forem solicitados.

cropped-Logo-Grande.jpg

.

Sabia que também montamos Roteiros Personalizados? Cuidaremos de tudo para que você aproveite o melhor da Suíça – clique aqui !

Imprimir
Compartilhe:

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*