Suíça de bicicleta – Vem pedalar nos Alpes

Crédito: walkandbike.info

Para os suíços, a bicicleta não é apenas sinônimo de lazer mas também um meio de transporte. Não é a toa que a população suíça tem a segunda maior expectativa de vida do mundo, atrás apenas do Japão. Os suíços vivem em média 83 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Uma das coisas que mais impressiona quem vem ao país pela primeira vez é a quantidade de idosos em boa forma, até mesmo subindo as montanhas de bicicleta. E nós de carro…

Se você gosta de andar de bicicleta, a Suíça é o país perfeito para você.  Road bikers, mountain bike, ciclo-turismo, não importa o seu estilo ou preferência – a Suíça tem espaço para todos e o que não falta nas ruas são pessoas em cima de uma bike, principalmente nos meses de primavera e verão.

Crédito: walkandbike.info

O país conta com 3.300 km de ciclovias asfaltadas, que foram pensadas e construídas como uma alternativa as estradas. Além disso, existem mais 4.500 km de trilhas pelos Alpes, com milhares de rotas ciclísticas espalhadas entres vales, lagos e montanhas.

Em muitos trechos a ciclovia está localizada na lateral da rua (onde passam os carros), outras vezes ela toma parte da calçada, paralela à via de pedestres. Já em outros locais, a ciclovia desvia da estrada e segue por um lindo parque, retornando a rota original em seguida.

Vale ressaltar que as ciclovias são sempre muito bem sinalizadas e contínuas.

Crédito: TDway / Shutterstock.com

O site a seguir é o mais completo que encontramos, reunindo todas as informações que um ciclista precisa saber:  veloland.ch

São 9 rotas nacionais maravilhosas que cortam o país e vão desde o nível fácil até o mais difícil, com trechos de terras ou de inclinação. Essas rotas tem entre 300 a 400 km de trilhas e são divididas por temas: norte, região dos Alpes, região dos Lagos, rio Aare, e assim por diante. Você pode fazer só um trecho de cada trilha e depois voltar de trem para a sua cidade.

Existem muitas empresas que alugam bicicleta elétrica e aí o problema com o condicionamento físico está quase resolvido. Falamos “quase” porque para que o motor da bicicleta seja ativado, é necessário o movimento dos pedais, e isso é com o ciclista 😉

Aqui neste link tem uma lista de lugares que alugam bikes elétricas e normais também: http://www.veloland.ch/en/bicycle-and-e-bike-rental.html

Um aplicativo legal (e gratuito) para quem pretende conhecer a Suíça de bicicleta é o SchweizMobil, que inclui função GPS e então você sempre saberá onde está.

Na Suíça, as bicicletas podem ser levadas na maioria dos trens e ferrovias, sendo necessário apenas uma taxa extra de bagagem. Os viajantes também podem optar por despachar a bicicleta na estação ferroviária. E se a bicicleta for dobrável, ela é isenta desta taxa pois é considerada mala de mão. Dependendo do local que você alugar, é possível devolver a bike em outro ponto ou até outra cidade, caso você não tenha um retorno previsto para o local de origem.

O aluguel de uma bicicleta normal de cidade gira em torno de CHF 6,00 o dia, enquanto que uma bike elétrica ou normal de melhor qualidade para pedalar nos Alpes, custa em torno de CHF 50,00 a 70,00 o dia.

O preço para levar sua bicicleta junto com você no trem durante um dia inteiro é de CHF 14,00.

Todas as cidades suíças oferecem boa estrutura para os ciclistas e é super seguro andar entre os carros. Conhecer uma cidade como Zurique de bicicleta pode ser uma boa ideia para quem tem pouco tempo na cidade, já que a cidade é grande. (Zurique é a maior cidade do país, com 400 mil habitantes).

É possível encontrar pontos de empréstimos de bicicleta, basta deixar seu documento e depósito de CHF 20,00 que são devolvidos no retorno da bike.

Em Zurique: https://www.stadt-zuerich.ch/aoz/de/index/shop/veloverleih/standorte.htm

Em Berna: http://www.bernrollt.ch/

A melhor época para pedalar por aqui é quando não tem mais neve. Primavera, verão e até início do outono (quando o frio não está tão rigoroso) são as melhores estações para este tipo de atividade.

Para quem tem filhos pequenos e quer levá-los no passeio, recomendamos 2 acessórios:

Assento Infantil: anexado na parte traseira da bike, são adequados para crianças de até 40 quilos. Como o encosto é elevado, a cadeirinha suporta bem os ombros e a cabeça da criança.

Trailer: esta é uma opção popular para crianças até os 6 anos de idade. Você pedala e as crianças ficam sentadinhas, apreciando os pontos turísticos. A vantagem é que mesmo se você cair, seu filho não vai. A desvantagem é que as crianças ficam mais exposta à exaustão dos carros. 

Lembrando que as crianças devem ser capazes de sentar-se e apoiar plenamente a cabeça antes que eles possam acompanhá-lo em um passeio de bike. Muitos lugares tem leis que exigem que as crianças tenham pelo menos 1 ano de idade e devem usar um capacete enquanto estiver montado em um assento de bicicleta.

Além dos equipamentos de segurança para adultos e crianças, outra dica importante é a escolha da bike. Para cidades, escolha a bicicleta de cidade. Para trechos mais longos, bicicletas mais leves ou até e-bike. E para montanhas, opte pela mountain bike que tem pneu e suspensão especiais.

 

Imprimir
Compartilhe:

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. 8 esportes perfeitos para praticar na neve - Swiss Guide
  2. Dicas de passeios em Zermatt e o famoso Mattherhorn - Swiss Guide

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*