8 esportes perfeitos para praticar na neve

Fonte: SwissWinterSports.co.uk

Para muitos o inverno é sinônimo de sofá e cobertor, mas para um suíço, neve significa muita diversão! Só quem mora em um lugar frio sabe como é longa esta estação do ano, e aproveitar esta época é quase que fundamental para a saúde mental dos nativos de terras mais frias.

Você conhece todas as possibilidades de lazer que o inverno proporciona? Neste texto separamos alguns esportes de inverno para te apresentar e, quem sabe, incentivar para a próxima viagem? 🙂

Esqui


A palavra ski surgiu na Escandinávia e significa pedaço de madeira, que era o material usado para fazer os esquis de antigamente. Gravações feitas em rochas retratam desenhos de homens em esquis há pelo menos 4.500 anos atrás. Não se sabe a data exata do surgimento deste esporte, mas com certeza é o mais antigo de todos os esportes de inverno.

Para praticar o esqui na neve deve-se utilizar dois esquis fixados em cada pé, presos em uma bota, e também dois bastões, um para cada mão. Além dos equipamentos de segurança, como capacete, joelheiras e óculos.

Fonte: MySwitzerland.com

Em caso de impacto, as botas se soltam dos esquis. Este esporte é praticado em encostas íngremes de montanhas com neve e existem diferentes níveis de pistas, variando das fáceis (para iniciantes) até as mais difíceis.

Existem diversas modalidades diferentes para este esporte como o esqui alpino, onde o esporte é feito com obstáculos e em alta velocidade.

Tem também o esqui cross country, com percursos mais longos e o estilo livre, uma modalidade um pouco mais radical do esporte.

O esqui nórdico também é bem comum e, diferente do esqui alpino, não se faz nas descidas dos Alpes e sim em pistas de neve planas com leves ondulações, como uma caminhada na neve. Nesta modalidade, a parte de trás da bota (no calcanhar) não está fixada ao esqui, permitindo mais flexibilidade aos movimentos.

Fonte: MySwitzerland.com

Veja neste link uma lista completa dos resorts de esqui na Suíça com indicações das pistas disponíveis.

Snowboarding


O snowboard só começou a ser comercializado no mercado dos esportes a partir de 1965, e tornou-se um esporte olímpico de inverno apenas em 1998.

Fonte: Wordsnowboardguide.com

Botas presas sobre uma prancha, possibilitam o esportista a descer montanhas de neve, podendo fazer manobras como o skate e o surfe, por exemplo, exigindo bastante equilíbrio.

Trenó na neve (sledding/tobboganing)


Trenó no gelo é uma diversão garantida para toda a família. Surgiu inicialmente como meio de transporte e veículo de carga, onde o transporte com roda teria dificuldade de passar.

Hoje em dia é muito utilizado para o lazer, usando a força da gravidade para descer uma montanha. Praticamente toda família suíça que tem criança em casa, tem também um trenó guardado. Mas se você não tiver, não se preocupe! As estações de esqui alugam trenós também. Em alemão, é conhecido como schlitteln.

Fonte: MySwitzerland.com

Se você procura ainda mais diversão, então pode fazer a descida de trenó a noite, sob a luz do luar. Que tal?

Fonte: MySwitzerland.com

Existem diversos tipos e modelos de trenós, e geralmente cabem duas pessoas por equipamento. O mais comum é o modelo de madeira, como da foto abaixo, mas também encontra-se o modelo de plástico que é mais leve e fácil de carregar.

Não existe uma idade exata para a prática com crianças pequenas. Isso varia muito de criança para criança. Tem crianças que com quatro anos já dominam muito bem, sabem frear e se segurar e estão aptas a descer as montanhas sem os pais.

Fonte: Amazon.co.uk

E se você está triste porque sua viagem para a Suíça é no verão, não se preocupe. Existe neve no verão também, em estações de esquis mais altas, como no Monte Titlis, por exemplo, que aluga esse tipo de equipamento.

Já ouviu falar de trenó nos trilhos? Diversão garantida – leia aqui mais detalhes!

Existem pistas de todos os tamanhos e os preços do aluguel do trenó também variam de pista para pista, podendo custar de CHF 10.00 até CHF 50.00 a diária do trenó.

Depois de um dia longo de esportes de inverno, nada melhor que uma cerveja gelada para descansar. Veja aqui nossa resenha sobre as melhores cervejas suíças.

São mais de 115 pistas de esqui que oferecem esta modalidade na Suíça, então vamos citar apenas algumas destas estações aqui: Grindelwald, Saas-Grund, Engelberg, Flumserberg, Sorenberg, Klosters, Hoch-Ybrig, Braunwald, Les Diablerets, Rigi, Leontica im Bleniotal, Elm e Sedrun.

Neste link você pode encontrar a estação mais perto de você: http://www.myswitzerland.com/de-ch/schlitteln.html

Snowmobile


Snowmobile nada mais é do que uma moto de neve. É um veículo desenvolvido para andar na neve, que ao invés de rodas possui esteiras de borrachas e pás com cravas e tração.

Geralmente crianças a partir de 12 anos podem conduzir sozinhas a motoneve. O preço do aluguel do Snowbobile é de CHF 55.00 para 25 minutos e CHF 130.00 para 55 minutos.

Para realizar o passeio de snowmobile na Suíça é necessário fazer uma reserva prévia. Para mais informações:  http://www.snowxpark.ch/

Caminhada na neve (snowshoe)


Um esporte leve e fácil, perfeito para apreciar a natureza e os picos alpinos. Para este passeio você precisa de um acessório parecido com um mini esqui que encaixa no seu próprio sapato, aumentando assim a superfície de contato de forma que você não afunde o pé na neve.

É possível alugar o equipamento e você pode fazer este passeio sozinho, através de trilhas sinalizadas ou então acompanhado de um guia. Existem várias opções de rota, com percursos de vários níveis e também de distâncias diferentes.

É super fácil de aprender e existem poucos riscos de lesões, mas é importante se certificar que a sua roupa está adequada.

Já escrevemos sobre como se vestir no inverno, veja aqui!

Também é importante escolher um percurso que esteja de acordo com sua condição física.

Patinação no gelo


Com patins que ao invés de rodinhas possuem lâminas de metal e deslizam sobre o gelo, este esporte é fácil e muito divertido. No inverno é muito comum patinar em lagos congelados ou pistas que simulam o mesmo efeito.

Fonte: MySwitzerland.com

Se você não é adepto do esporte, pode então assistir a espetáculos onde patinadores fazem diversas acrobacias, tenho certeza que será um passeio diferente e inesquecível. Um dos mais famosos espetáculos é o Art on Ice, que acontece nas cidades de Zurique, Davos e Lausanne.

Já viu nosso guia de viagem de Davos?

Tour de trenó puxado por cachorros huskies


Para este passeio, não precisa de nenhum treinamento especial ou habilidades. Também não há necessidade de condicionamento físico da sua parte, neste caso, cachorros da raça Husky siberiano treinados são os protagonistas desta aventura. Uma experiência diferente que pode ser feita por toda a família, incluindo as crianças.

Um trenó desliza suavemente através de paisagens panorâmicas dos Alpes cobertos de neve. Os tamanhos e capacidades dos trenós variam de acordo com cada local. Geralmente um trenó para transportar entre 3 ou 4 pessoas exigem de 6 a 10 cães, dependendo do peso dos participantes.

Fonte: Erlebniswelt.ch

Os preços giram em torno de CHF 100.00 por adulto e CHF 65.00 para crianças ate 14 anos para uma volta de 3.5 km. Uma volta mais curta, de 1.6 km, os preços ficam em torno de CHF 65.00 adulto e CHF 50.00 criança.

Um lugar bastante indicado para fazer este passeio é a região de Muotathal, na parte alemã da Suíça. O Hotel Erlebnis Muotathal prrporciona experiências únicas na região, incluindo o trenó com os huskies.

Fonte: Erlebniswelt.ch

Meio de dezembro até meio de março é possível encontrar este passeio. Alguns lugares que oferecem esse tipo de lazer são: Muotathal, Valais, Engadin, Bernese Oberland, Leste ou Grisões.

No verão também é possível fazer a caminhada com huskies, conforme a matéria que já escrevemos.

Bike na neve


Pedalar agora é possível em qualquer época do ano! Esta modalidade de esporte é super recente e tem agradado cada vez mais os suíços e amantes do ciclismo.

As bicicletas de neve, também conhecidas como fatbiking foram desenvolvidas para andar sobre a neve sem afundar. Seus enormes pneus possuem pouca pressão, favorecendo a pedalada em terrenos difíceis como neve, lama e areia.

Fonte: MySwitzerland.com

O preço do aluguel deste tipo de bike para 1 hora é de CHF 25.00 ou CHF 55.00 a diária.

Já viu nosso artigo completo sobre Suíça de bibileta?

Está aqui uma lista dos destinos que oferecem o fatbiking: Bernese Oberland, Graubunden, Lucerne e Valais.

Para mais informações: http://www.myswitzerland.com/en-ch/fatbiking.html

Imprimir
Compartilhe:

1 Comment

  1. Diversos turistas brasileiros viajam para praticar esportes em paises que a temperatura chega a ficar abaixo de zero. Sua localizacao e altura fazem com que a neve desses centros seja perfeita para a pratica desse esporte.

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Guia das montanhas da Suíça - Swiss Guide
  2. Dicas de passeios em Zermatt e o famoso Mattherhorn - Swiss Guide
  3. Dicas de passeios e atividades em Grindelwald - Swiss Guide

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*