A tradição da Páscoa na Suíça

Fonte: BlueWater.com.uk

A Páscoa é uma festividade religiosa cristã que celebra a Ressurreição de Jesus e diferentemente do Brasil, que tem somente a sexta-feira Santa, aqui temos também a segunda-feira de Páscoa, transformando a Páscoa num feriadão com 4 dias de folga 🙂

Por isso é muito comum ver as estradas cheias, quando os suíços aproveitam para viajar principalmente para Itália e França.

Esta época é muito aguardada, já que a Páscoa é marcada também pela tão aguardada primavera, que traz calor e colore a paisagem. A temperatura nesta época já está entre 7 e 20º C.

Por aqui, as árvores de Páscoa são feitas com galhos secos e ovos de galinha vazios são pintados e pendurados como enfeite. Os coelhos ficam entre os ninhos de palha e as Osterbäumli, como são chamadas as árvores em suíço-alemão. É muito comum achar esses kits de colorir as cascas dos ovos, seja com guache, canetas coloridas especiais, adesivos, e rende muito divertimento para a criançada. Ovos de plásticos já pintados, prontos para as decorações também são facilmente achados.

Fonte: Panoramamio

Nas escolas, a semana que antecede a Páscoa é marcada com brincadeiras e caça aos ovos, que é outra tradição dessa época do ano (Oschereier süche, em alemão)!  Muito divertido e também organizado em casa pelas famílias.  Funciona assim: na manhã do domingo de Páscoa, os adultos escondem ovos de chocolate e alguns brinquedinhos pela casa e jardim e as crianças tem que encontrar.

As docerias também vendem especialidades de Páscoa, dentre elas:

Nougateili: pequenos ovos de chocolate com recheio de torrone.

Gelée-Eili: ovos de chocolate com recheio de geléia.

Coelhos de Chocolate: a venda em todo mercado e doceria. Encontra-se desde modelos mais simples até modelos criativos e artesanais.

Fonte: Läderach

Osterchüechli: bolo de Páscoa, a venda nos mercados ou feito em casa . Veja aqui a receita.

Fonte: Jankes

E claro, ovos de chocolate:

Fonte: Sprüngli

É comum encontrar cestas especiais para presentes, como esta da marca Sprüngli – que é a marca mais sofisticada da Lindt:

Fonte: Sprüngli

 Já escrevemos uma resenha sobre a marca Sprungli, leia aqui.

A regra de etiqueta se você for convidado para almoçar na casa de alguém é levar chocolates ou o bolo de páscoa para os anfitriões.

Fonte: Sprüngli

Os costumes variam de região para região, já que a Suíça é composta por culturas muito diferentes, influenciada pelos países vizinhos que a cercam. Mas geralmente os suíços comem peixe na sexta-feira Santa. Também são servidos ovos de galinha cozidos, todos pintados e bem coloridos.

Há também as tradicionais missas de sexta-feira Santa e domingo da Ressurreição nas igrejas.

Para ver toda a programação de eventos e apresentações de Páscoa pela Suíça clique aqui

Fonte: Broadsheet.ie

Sabia que também fazemos Roteiros Personalizados? Entre em contato conosco (clique aqui) e deixe que o Swiss Guide te leve ao melhor da Suíça!

Imprimir
Compartilhe:

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*