Guia das montanhas da Suíça

Foto: Rigi.ch

A paisagem natural da Suíça é repleta de montanhas: com 60% da superfície coberta pelos Alpes e pelas montanhas do Jura, a Suíça é classificada como um país alpino. Portanto, uma das coisas que não pode faltar na sua viagem a Suíça é subir em uma! Para celebrar nosso post número 100, listamos as melhores montanhas do país e todas as dicas de como chegar em cada uma delas.

Este guia vai te ajudar a decidir qual montanha visitar durante sua estadia na Suíça. A melhor época para visitar uma montanha é durante a primavera e verão, quando o clima no topo está mais ameno e a visibilidade é geralmente garantida. Apenas para referência, a cada 100m de altitude a temperatura abaixa 1ºC; portanto vá agasalhado!

Veja aqui dicas de como se vestir para não passar frio!

No website de cada uma das montanhas é possível acessar uma webcam em tempo real e ver exatamente como está a vista lá de cima. Se estiver muito nublado, talvez seja melhor deixar o passeio para o dia seguinte.

Na maioria dos casos, o topo de cada uma dessas montanhas é acessível através de teleférico. Em algumas delas, parte do trajeto  é feito de trem.

O valor de ida e volta do teleférico varia em média de CHF 50 a CHF 100 e geralmente há descontos para estudantes, professores, idosos e crianças. O Swiss Travel Pass também dá desconto em muitas delas. Para saber o valor exato e os horários de funcionamento dos teleféricos, recomendamos consultar o site de cada montanha (listado abaixo).

Excursões a partir de Zurique ou Lucerna:

Säntis


Altitude: 2’502m / Endereço: Säntis-Schwebebahn, 9107 Schwägalp / Tel. +41 71 365 65 65

Localizado ao leste do país, do topo do Säntis pode-se ver a Suíça, Alemanha, Áustria, Liechtenstein, França e Itália, todos ao mesmo tempo. A visão de 360° dos seis países alpinos é sempre garantida. No verão, os destaques são as caminhadas,  rotas de mountain bike, o Parque de Exploração Natural de Schwägalp/ Säntis e o Parque da Pedra. No inverno, caminhada na neve (snow shoe), caminhada nórdica, esqui e trenó.

Veja aqui dicas de esportes para praticar na neve!

Foto: Saentisbahn.ch

Para chegar basta pegar um trem até Urnäsch ou Nesslau e em seguida um ônibus até Schwägalp. De carro o trajeto leva cerca de 1:30h de Zurique. O valor do teleférico para adultos é CHF 45 (uma das mais baratas).

A dica é combinar com um city tour na charmosa cidade de Appenzell, que fica bem pertinho.

Monte Rigi


Altitude: 1’797m / Endereço: 6356 Rigi Kaltbad / Tel. +41 41 399 87 87

Também conhecida como a “Rainha das Montanhas”, o Rigi é uma das nossas montanhas favoritas. A vista do topo é espetacular:  lindo panorama do Lago Lucerna e mais 13 lagos, os Alpes e chegando até a França e Alemanha,.

O trajeto de carro de Lucerna até a base do Rigi leva cerca de 40 minutos. Para chegar ao topo, há 3 opções: (1) pegar um trem em Arth-Goldau, (2) ou um funicular partir de Vitznau ou (3) um teleférico a partir de Weggis.

Foto: Rigi.ch

O ticket do dia geralmente dá direito a várias modalidades de transporte, então você pode subir de teleférico e descer de trem por exemplo. O valor ida e volta para adultos é de CHF 72.

Dica Swiss Guide: Aproveite para relaxar no spa de águas minerais do Monte Rigi! O complexo se chama Rigi Kaltbad Mineral Baths & Spa e oferece piscinas cobertas,  banho de vapor, sauna orgânica, massagens e zona de relaxamento em instalações de luxo. Você pode comprar o passe do dia por CHF 37 (adultos). Desça na estação Rigi-Kaltbad.

Veja aqui as 10 melhores termas e spas na Suíça!

Monte Pilatus


Altitude: 2’128m / Endereço: Schlossweg 1, 6010 Kriens / Tel. +41 41 329 11 11

O Pilatus é sem dúvida uma das montanhas mais  populares da Suíça, localizada nos arredores de Lucerna. Além da vista inigualável, as atrações de destaque são: trilhas e caminhadas com percurso em falésias, parque de cordas e tobogã de verão em Fräkmüntegg.

Foto: MySwitzerland.com

Para chegar até o topo, há duas opções: (1) pegar um ônibus até Kriens e de lá os teleféricos até o topo ou (2) um barco e Lucerna até Alpnachstad e de lá um trem de cremalheira até o topo.

O interessante é que a linha de ferro a cremalheira é uma atração a parte, pois é a mais íngreme da mundo com um declive máximo de 48 %.  Foi inaugurado em 1889 e electrificado em 1937.

Foto: MySwitzerland.com

O valor do ticket do dia de Kriens/Pilatus/Kriens começa em CHF 72 para adultos e o ticket que inclui o passeio de barco Lucerna/Alpnachstad/Pilatus/Kriens/Lucerna começa em CHF 106 para adultos.

Titlis


Altitude: 3’238m / Endereço:Poststrasse 3,  Postfach 88, 6391 Engelberg / Tel. +41 41 639 50 50

O Monte Titlis é uma ótima excursão a partir de Zurique (1:20h de carro) ou Lucerna (50min de carro). Os grandes destaques são as gôndolas Titlis Xpress, que chega a uma estação intermediária, e o Titlis Rotair, que é o primeiro teleférico giratório do mundo e leva os turistas até o topo da montanha.

Foto: MySwitzerland.com

As atrações no topo incluem a ponte suspensa mais alta da Europa, gruta glaciar, parque de neve Trübsee (snow tubing), barco a remo no lago Trübsee, motocicletas a partir de Alp Gerschni, além de ótimos restaurantes.

Para quem vai de transporte público, deve pegar um trem até Engelberg e de lá o teleférico. O ticket do teleférico ida e volta de Engelberg até o cume to Titlis é de CHF 92 para adutlos.

Excursões a partir de Interlaken/Grindelwald/Lauterbrunnen:

Jungfraujoch


Altitude: 3’454  / Endereço: Harderstrasse 14, 3800 Interlaken / Tel. +41 33 828 72 33

O Jungfrau é a estação mais alta da Europa e está situada bem no coração dos Alpes Suíços. No topo os visitantes curtem o Palácio e o Portal de Gelo, uma plataforma de observação, caminhadas na neve eterna dos Alpes além de deliciosos restaurantes.

Foto: MySwitzerland.com

A montanha é acessível desde Grindelwald ou Lauterbrunnen até Kleine Scheidegg e em seguida, trem de cremalheira entre Kleine Scheidegg–Jungfrau.

Harder Kulm


Altitude: 1’322m  / Endereço: Harderstrasse 14, 3800 Interlaken / Tel. +41 33 828 72 33

Esta é uma excursão bem fácil a partir de Interlaken, já que o percurso leva apenas 10 minutos de funicular desde Interlaken-Ost até o topo do Harder Kulm. Lá de cima, podemos apreciar a linda vista do trio de montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau em apenas 5 minutos de caminhada chegamos em um restaurante super charmoso com com torres e telhado vermelho. Próximo ao restaurante, está a “Ponte dos Dois Lagos” de onde vemos os lindos lagos Brienz e Thun e uma plataforma de observação com chão de vidro.

Foto: MySwitzerland.com

O ticket de teleférico ida e volta desde Interlaken custa a partir de CHF 35 para adultos.

Este passeio está aberto de Abril a Novembro.

Matterhorn


Altitude: 4’478m  / Endereço: Bahnhofplatz 5, Postfach 247, 3920 Zermatt / Tel. +41 27 966 81 00

O Matterhorn não é apenas a montanha mais fotografada do mundo, como também um símbolo muito importante para a Suíça. O seu formato triangular e seu charme dão o título de “montanha das montanhas”. Está localizada na charmosa vila de Zermatt, no sul do país.

Foto: MySwitzerland.com

No topo do Matterhorn está o Glacier Paradise que é o local mais elevado da Europa (3’883 m) capaz de ser alcançado por um teleférico. Atrações: plataforma de observação com vista estonteante do alto da montanha e maior palácio de gelo da Europa.

Para chegar, basta pegar o teleférico que sai de Zermatt. Você pode ir parando no meio do caminho ou ir direto ao topo até o Glacier Paradise.

Veja nosso artigo detalhado com as melhores dicas do que fazer em Zermatt e tudo sobre o Matterhorn.

Schilthorn


Altitude: 2’970m  / Endereço: Höheweg 2, 3800 Interlaken / Tel. +41 33 826 00 07

O Schilthorn ficou ainda mais famoso desde que apareceu em um dos filmes do 007. Oferece vista panorâmica do Eiger, Mönch e Jungfrau e uma de suas atrações mais legais é o restaurante giratório Piz Gloria.

Para chegar basta pegar um trem de Interlaken a Lauterbrunnen e, em seguida, um ônibus até  Stechelberg. De lá, a subida é feita em bondinho (teleférico) em 32 minutos.

Foto: MySwitzerland.com

O trajeto recomendado (CHF 132 para adultos) é: Interlaken – Lauterbrunnen – Grütschalp – Mürren – Schilthorn – Stechelberg – Lauterbrunnen – Interlaken.  Nossa dica é descer em algumas paradas e conhecer pelo menos Lauterbrunnen e Mürren, que são as mais charmosas.

Diavolezza


Altitude: 2’973 / Endereço: Via San Gian 30, 7500 St. Moritz / Tel. +41 81 830 00 01

Localizada em St. Moritz, a vista do topo da montanha Diavolezza alcança as geleiras de Pers e Morteratsch. O destaque absoluto vai pra jacuzzi no topo dos quase 3’000m de altitude.

Foto: MySwitzerland.com

Para chegar basta pegar um trem desde Chur ou St. Moritz até Berninan Diavolezza e depois um teleférico até o topo.

Busca opção acessível de hospedagem próximo a St. Moritz? Veja nossa dica de hotel

Pensando em vir pra Suíça? Entre em contato com o Swiss Guide (clique aqui) e deixe que a nossa equipe prepare o seu Roteiro Personalizado – você conhecerá o melhor da Suíça! 

Imprimir
Compartilhe:

5 Trackbacks / Pingbacks

  1. Swiss Travel Pass – conheça as melhores rotas panorâmicas da Suíça - Swiss Guide
  2. Dicas de passeios em Zermatt e o famoso Mattherhorn - Swiss Guide
  3. Monte Cardada/Cimetta: a montanha acima de Locarno - Swiss Guide
  4. Monte Schilthorn e o charmoso vilarejo de Mürren, na Suíça - Swiss Guide
  5. Lista de Patrimônios Mundiais da Unesco na Suíça - Swiss Guide

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*