Dicas de passeios em Zermatt e o famoso Mattherhorn

Zermatt é uma cidadezinha com pouco menos de 6 mil habitantes situada no cantão de Valais. É uma das cidades turísticas mais procuradas na Suíça, já que está ao pé da montanha mais famosa do mundo, o Matterhorn.

As lojas, restaurantes e comércio se concentram em poucas quadras, na Bahnhofstrasse (rua principal) e os carros estão proibidos por lá, a não ser veículos elétricos autorizados. As possibilidades de passeios são quase que ilimitadas tanto no verão, quanto no inverno.

A maioria das atrações gira em torno da vista para o Matterhorn, que inclusive dizem que serviu de inspiração para a marca de chocolate suíço Toblerone, com seu logo em forma triangular.

Hiking

Em épocas mais quentes, a região é ideal para caminhadas com paisagens deslumbrantes de montanhas. São mais de 400 quilômetros de trilhas de diversos níveis de dificuldade, incluindo trilhas asfaltadas do século XII usadas por antigos comerciantes de mulas. Veja este site para escolher a trilha ideal para a sua viagem, com indicação de nível de dificuldade e duração de cada percurso: http://www.zermatt.ch/en/hiking

Escalada

Existem 38 picos de quatro mil metros de altura que podem ser escalados a partir de Zermatt, incluindo a travessia de uma geleira. As opções são desde uma montanha fácil com baixo grau de dificuldade até um nível tecnicamente desafiador. Para mais informações, clique aqui: http://www.zermatt.ch/en/climbing

Moutain Bike

A região também oferece estrutura para ciclistas, especialmente para mountain bikers. São 100 km de trilhas sinalizadas entre 1.400 metros e 3.100 metros de altitude. Você também pode subir com a sua mountain bike de bondinho e descer pelas trilhas independentemente de você ser piloto de montanha, enduro ou apenas um freerider.

É necessário comprar um ticket extra (bike day pass) para transportar a bike no teleférico e poder fazer as trilhas.

Escrevemos um artigo completo sobre Suíça de bicicleta! Leia aqui.

Se precisa de dicas de onde alugar uma bike:

Loja Slalom Sport

Marcas disponíveis: CUBE Bikes / Scott Bikes
Endereço: Kirchstrasse 17, 3920 Zermatt
Telefone: +41 27 966 23 66
Website: http://www.slalom-sport.ch/willkommen.html

Loja Bayard Sport

Marcas disponíveis: Rocky Mountain Bicycles / Stöckli Bikes
Endereço: Bahnhofstrasse 35 , 3920 Zermatt
Telefone: +41 27 966 49 60
Website: https://www.bayardzermatt.ch/

Ou clique aqui para alugar online

Esqui

Zermatt é o paraíso dos esquiadores já que possui neve e ótimas pistas até mesmo no verão, devido a sua elevação. São 360 quilômetros de pistas divididas entre 63 estações de montanhas. Tem pista para todos os gostos e todos os níveis de dificuldade.

Quer conhecer outros esportes de inverno para praticar na neve? Clique aqui e descubra.

Montanhas

Os grandes destaques turísticos de Zermatt são Gornergrat e Glacier Paradise, as plataformas de observação nos topos das montanhas com vista para o Matterhorn.

Gornergrat está a 3.089 metros de altitude e para seguir em direção ao topo, usa-se um trem de montanha. A estação fica na praça central da cidade, ao lado da estação de trem e opera o ano todo em intervalos de 24 minutos. Este trem de cremalheira para em diferentes estações e demora cerca de 30 minutos até sua última estação. Lá no alto, um restaurante com vista panorâmica, cercado por 29 montanhas com mais de 4 mil metros de altura.

Foto: Zermatt.ch

Há a opção de tomar um super café da manhã especial em Gornergrat para assistir ao nascer do sol, ao som de música folclórica tradicional ou então um jantar romântico para assistir ao pôr do sol.

O valor da subida é de CHF 94. Quem tem o Swiss Travel Pass possui 50% de desconto na entrada (explicamos mais sobre este bilhete no final do texto).

Para mais informações sobre a Gornergrat, clique aqui: Gornergratbahn

O Glacier Paradise (Klein Matterhorn) é a maior estação de teleférico na Europa, com 3.883 metros de altura. Este observatório fica aberto o ano todo e a plataforma possui vista das montanhas mais altas da Itália, França e Suíça, além da vista para a face sul da Matterhorn. O teleférico para em diferentes estações e na penúltima parada fica o restaurante, mirante e loja de souvenir. É a partir dali também que começa um mundo de aventura para esquiadores, alpinistas e turistas acompanhados de guias.

Foto: Swiss Guide – última estágio do Glacier Paradise

Na última estação do Glacier Paradise se alcança o maior palácio de geleira do mundo. Esculturas de gelo cintilantes encantam visitantes e regularmente novas obras são criadas por escultores de gelo. A entrada do museu é cobrada a parte, no valor de CHF 8.

Foto: Matterhornparadise.ch

O valor da subida completa para o Glacier Paradise é de CHF 100.

Para mais informações sobre este passeio, clique aqui: Glacier Paradise Zermatt

Clique aqui para ler nossas recomendações das melhores montanhas da Suíça!

Caso você desfrute de mais tempo na cidade, existem ainda duas montanhas que podem ser visitadas: Sunegga e Rothorn. Ambas com vista para o Matterhorn. A partir de lá, diversas trilhas podem ser feitas, incluindo a famosa trilha dos 5 lagos. Um passeio diferente e emocionante é fazer a volta de Sunegga com uma espécie de patinete especial, para adultos, chamado Kickbiking.

Foto: matterhornparadise.ch

Os valores para ida e volta de Sunnega são CHF 24 e Rothorn CHF 67.

Para mais informações, clique aqui: Sunnega-Rothorn valley

Demais dicas de passeios turísticos

  • Cemitério dos alpinistas: homenagem aos 500 alpinistas que morreram tentando escalar o Matterhorn, que é considerada uma das montanhas mais desafiadoras do mundo
  • Vista da cidade de Zermatt do hotel Omnia, apreciando um drink no terraço do restaurante
  • Passeios de helicóptero
  • Desfiladeiro Gorner
  • Museu Matterhorn
  • Day-use em diversos Spas que abrem suas portas mesmo para quem não é hóspede mas quer curtir uma piscina aquecida e os demais serviços dos Spas.

Para mais informações sobre esses passeios, clique aqui: Zermatt

Nascer do sol

Além destes passeios, uma grande atração turística é assistir o nascer do sol iluminando só a ponta da montanha mais fotografada do mundo, Matterhorn, sozinha no horizonte. Os efeitos dos primeiros raios sobre o Matterhorn, que ganha tons avermelhados a tornam ainda mais fotogênica. Um ponto de observação que reúne diversos turistas é a ponte Kirsch (Kirchbrücke).

Restaurantes em Zermatt

Está na dúvida de onde comer em Zermatt? Nossas recomendações de restaurantes para degustar a culinária típica suíça são:

Alpenblick –  Oberdorfstrasse 106 , 3920 Zermatt / Tel: +41 27 966 26 00
Bodega Bacchus im Hotel Alex –  Bodmerstrasse 12 , 3920 Zermatt / Tel: +41 27 966 70 70
Du Pont (Rest mais antigo de Zermatt) –  Oberdorfstrasse 7 , 3920 Zermatt / Tel: +41 27 967 43 43
Swiss Chalet – Bahnhofstrasse18 , 3920 Zermatt / Tel: +41 27 967 58 55

Dica Swiss Guide

Nossa dica para quem pretende conhecer mais de uma cidade na Suíça é que compre o Swiss Travel Pass, um único bilhete que te permite andar de trem em todo país. Com ele você desfruta de toda a rede de transportes públicos, barcos e também os famosos trens panorâmicos, como o Glacier Express (que sai de Zermatt). Além disso, todos os passeios mencionados acima, seja bondinho ou trem de montanha, possuem 50% de desconto. Se quiser saber mais sobre o Swiss Travel Pass, escrevemos um texto completo explicando como funciona: Swiss Travel Pass

Imprimir
Compartilhe:

1 Comment

1 Trackback / Pingback

  1. Guia das montanhas da Suíça - Swiss Guide

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*