Guia de viagem de Neuchâtel – dicas do que fazer na Suíça francesa

Neuchâtel é a capital do cantão suíço de mesmo nome, cujo idioma oficial é o francês. É uma linda cidade universitária a beira do lago, ideal para um final de semana romântico e relaxante. Seu centro histórico medieval oferece charme especial, enquanto que a orla do lago tem uma atmosfera praiana. Definitivamente, vale a visita!

A cidade também é, muitas vezes, referenciada pelo seu nome em alemão Neuenburg. Tanto em francês quanto em alemão, a tradução é “novo castelo”. Neuchâtel celebrou seu milênio no ano 2011, tem cerca de 33 mil habitantes  e é bastante conhecida devido aos seus fabricantes de relógios e pela especialidade típica do fondue: fondue Neuchâteloise.

Veja aqui onde comer fondue na Suíça!

Devido a sua localização privilegiada, Neuchâtel pode ser facilmente acessada de carro ou transporte público a partir de outras cidades da Suíça. O trajeto de trem Berna-Neuchâtel leva apenas 34 minutos, sendo uma boa opção para um bate volta. Para quem vai de carro, é uma ótima dica de excursão a partir de Berna (1h), Lausanne (1h),  Lucerna (2h) ou Zurique (2:30h).

Fonte: Google maps

Mas quais são as principais atrações de Neuchâtel? Veja aqui dicas de passeios para curtir o melhor da cidade e região:

Lago Neuchâtel


Situada as margens do Lago Neuchâtel, que é o maior lago integralmente em território suíço, uma dica de passeio para quem visita a cidade é caminhar pela orla e, em seguida, fazer um passeio de barco.

Existem diferentes opções de cruzeiro no Lac de Neuchâtel e os horários de saída do barco variam de acordo com a estação do ano. Os trajetos variam de 1h a 1:30h e os barcos oferecem wifi grátis e restaurante dentro (venda a parte).

As rotas mais populares são:

  • Neuchâtel – Cudrefin – Portalban – Neuchâtel
  • Neuchâtel – Estavayer-le-Lac
  • Estavayer-le-Lac Yverdon-les-Bains

Veja aqui mais detalhes sobre as rotas e horários: www.navig.ch

Entre os destaques de Neuchâtel estão:

Centro Histórico


Passeie pelo centro e aprecie a linda arquitetura do local, com construções em tons amarelados/pardos. A cidade é relativamente pequena e pode ser facilmente percorrida a pé em cerca de 2 a 3 horas.

Não deixe de visitar a animada Place des Halles cheia de cafés e restaurantes, a charmosa Rue des Moulins (no número 21 há uma residência em estilo barroco), a Torre da Velha Prisão, o Hôtel duPeyrou construído entre 1765 e 1770 para Pierre-Alexandre DuPeyrou que era grande amigo de Jean Jacques Rousseau.

Place des Halles

E claro, o castelo e a igreja colegiada do século XII.

Ao longo do passeio, você notará diversas fontes espalhadas pela cidade. As mais importantes são a Fontaine de la Justice (construída entre 1545 e 1547), a Fontaine du Banneret ( a fonte mais antiga situada fora do anterior muro da cidade) e a Fontaine du Griffon (de 1664).

Chaumont


A montanha símbolo de Neuchâtel está a mais de 1’100 metros acima do nível do mar e a apenas 15 minutos de carro/ônibus do centro. No topo há uma torre de observação de onde é possível apreciar a fantástica vista de 360º sobre os Alpes berneses, o maciço do Montblanc e os três lagos do Jura (Lagos Neuchâtel, Biel e Murten). 

Vista do topo da torre:

Outras atrações incluem trilhas de hiking, trilhas de mountain bike, área para picnic, playground para crianças  e o hotel/restaurante Petit Hotel. Para chegar ao topo da montanha, basta pegar um funicular que sai de Le Coudre – a 2km da estação de trem de Neuchâtel, acessível a pé ou com o ônibus n.º 107.

O valor do funicular ida e volta para adultos é de CHF 8.40. Há uma taxa adicional de CHF 1 para subir na torre.

O funicular funciona o ano inteiro, então no inverno você também pode curtir a montanha!

Se você gosta de aventura, não deixe de visitar o Parc Aventure Chaumont – um parque de arvorismo no topo da montanha. Aberto de quarta a domingo das 10h às 19h. O ingresso dá direito a 3h dentro do parque e os preços para adultos são a partir de CHF 32, jovens de 12 a 15 anos a partir de CHF 23, crianças de 8 a 11 anos a partir de CHF 20 e crianças de 4 a 7 anos a partir de CHF 15. Confira mais detalhes no site oficial Chaumont Adventure. Endereço: Chemin de la Tour 24, 2067 Chaumont

Museus


Neuchâtel tem excelentes museus que são boas ideias de passeios para quem vai com crianças ou alternativas para um dia de chuva.

Museu Latenium: museu de arqueologia  que relata os tempos pré-históricos da região – 50.000 anos de história local.

Endereço: Espace Paul Vouga, 2068 Hauterive
Entrada: CHF 9 para adultos, CHF 5 para idosos e estudantes, CHF 4 para crianças de 7 a 16 anos. Entrada grátis no primeiro domingo de cada mês.
Horários: aberto de terça a domingo das 10h às 17h

Papiliorama-Nocturama (em Kerzers): museu dedicado a borboletas exóticas e muitos animais noturnos. Conta com mais de 1.000 borboletas tropicais. O legal é que a cúpula no teto transforma a luz do dia em uma noite de lua cheia, permitindo que os visitantes possam observar o comportamento de animais noturnos como bichos preguiça, morcegos, macacos noturnos e anacondas.

Endereço: Moosmatte 1, 3210 Kerzers
Entrada: CHF 18 para adultos, CHF 15 para estudantes, CHF 9 para crianças de 4 a 15 anos. Entrada grátis para crianças de até 3 anos.
Horários: aberto todos os dias das 9h às 18h (verão) e das 10h às 17h (inverno). Fechado apenas 25.Dezembro e 1.Janeiro

MAHN (Museu de Arte e História): este museu está em um edifício renascentista inaugurado em 1885 e situado próximo ao Porto de Neuchâtel. Além de exposições temporárias sobre a história da cidade, sua coleção permanente inclui pinturas de Pierre-Eugene Bouvier, relógios de Ferdinand Berthoud e Abraham-Louis Breguet e autômatos de Pierre Jaquet-Droz, a partir do ano de 1774.

Endereço: Esplanade Léopold-Robert 1, 2001 Neuchâtel

Excursões


Algumas ideias de passeios que podem ser combinados com a viagem a Neuchâtel são:

Creux du Van: este espetáculo da natureza fica na fronteira dos cantões de Vaud e Neuchâtel e pode ser facilmente acessado em apenas 50 minutos de carro a partir de Neuchâtel. Trata-se de uma área rochosa de proporções enormes, com paredões rochosos de 160 metros de altura circundando um vale. Estas “paredes de pedra” somam 4 km de comprimento por 1 km de largura.

Para chegar, vá de carro até o Restaurante Soliat (Creux-du-Van, 2108 Val-de-Travers NE) e de lá caminhe aproximadamente 300m até o Creux du Van.

La Chaux de Fonds / Le Locle: esta duas cidadezinhas vizinhas de Neuchâtel são conhecidas como importantes centros relojoeiros.

Dica Swiss Guide: em La Chaux de Fonds está o sensacional Museu Internacional do Relógio, um local que conta toda a história sobre a contagem do tempo desde os tempos mais antigos até a atualidade. Muito interessante e definitivamente recomendamos a visita.

.

Endereço: Rue des Musées 29, 2301 La Chaux-de-Fonds
Entrada: CHF 15 para adultos, CHF 12.50 para estudantes e idosos, CHF 7.50 para crianças maiores de 12 anos. Horários: aberto de terça a domingo, das 10h às 17h

Yverdon-les-bains: esta pequena cidade está situada a sudoeste do Lago Neuchâtel e é o mais importante resort de spa da Suíça ocidental. As termas de Yverdon-les-Bains são ricas em enxofre e magnésio, benéficas a saúde.

Já leu nosso artigo com as melhores termas da Suíça? Clique aqui.

Hotel Beaulac****


Endereço: Espl. Léopold-Robert 2, 2000 Neuchâtel / Tel: +41 32 723 11 11

Nossa recomendação de hospedagem em Neuchâtel é o BEST WESTERN PREMIER Hotel Beaulac. Localização privilegiada ao lado do porto e a 10 minutos caminhando do centro histórico, muitos dos quartos oferecem vista para o lago, atendimento e limpeza nota 10.

Destaque para o bar e restaurante com vista espetacular do lago, sendo o point perfeito para assistir o fim de tarde.

É ou não é um lugar encantador?

Para mais dicas, consulte o site oficial ou visite o escritório de turismo de Neuchâtel:

Tourisme Neuchâtelois
Endereço: Hôtel des Postes,  case postale 3176, 2001 Neuchâtel
Tel: +41 (0)32 889 68 90
www.neuchateltourisme.ch

Imprimir

Compartilhe:

1 Trackback / Pingback

  1. Lista de Patrimônios Mundiais da Unesco na Suíça - Swiss Guide

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*