Monte Cardada/Cimetta: a montanha acima de Locarno

Uma montanha de onde podemos ver simultaneamente o ponto mais baixo e o ponto mais alto da Suíça? Sim, este lugar existe e fica acima da cidade de Locarno, na Suíça Italiana. Vamos conferir?

Não há dúvidas que Locarno é uma cidade maravilhosa! Um simples almoço na Piazza Grande ou uma caminhada pela orla do lago já são sensacionais. Mas para quem busca uma atração realmente espetacular, nossa dica é subir no Monte Cardada/Cimetta.

O mais interessante sobre este lugar é a vista incrível do topo, que inclusive rendeu a montanha o título de “A Pérola do Lago Maggiore”. Dali podemos ver, ao mesmo tempo, o ponto mais baixo (Lago Maggiore) e o ponto mais alto da Suíça (Pico Dufour no Monte Rosa).

O acesso a montanha é muito fácil e pode ser combinado com outro passeio interessante: a visita ao monastério da Madona del Sasso, o mais famoso destino de peregrinação na Suíça italiana.

Outro destino religioso muito importante na Suíça é a cidade de Einsiedeln. Veja aqui nossa resenha.

Primeiramente você deve pegar o charmoso funicular em Locarno e subir até o monastério de Madona del Sasso. O acesso ao funicular fica bem ao lado da estação de trem de Locarno (endereço: Viale Balli 2, 6600 Locarno)  e o ticket de ida e volta custa menos de CHF 10 para adultos. O trajeto leva cerca de 15 minutos.

Para detalhes sobre horários e preços do funicular: clique aqui.

Dali, você já verá a estação de teleférico Locarno-Orselina que te levará até o topo do Cardada (1’340m).

Em seguida, um segundo teleférico te leva até o topo do Cimetta (1’670m). Este teleférico é aberto e cabem duas pessoas sentadas.

Tanto na estação de Cardada quanto na de Cimetta há plataformas estrategicamente posicionadas para que os visitantes apreciem ao máximo a linda vista.

Já leu nosso guia das montanhas da Suíça? Confira aqui nossa seleção das montanhas que você deve incluir no seu roteiro.

A partir da moderna plataforma de observação em Cardada podemos ver a cidade de Locarno, o Lago Maggiore e Ilha Brissago, o vale Centovalli e os Alpes do Valais e, como falamos anteriormente, o ponto mais alto e o mais baixo da Suíça.


Ao subir até o Cimetta, a  vista é ampliada ainda mais, oferecendo um panorama de 360º que se estende para toda a bacia do Lago Maggiore e os Alpes.

Atrações de inverno: esportes de inverno 🙂

Atrações de verão: Trilhas, mountain biking, parapente, caminhada nórdica. O Cardada separa o Vale Maggia do Vale de Verzasca e é possível fazer trilhas para explorar os dois vales a pé.

Rotas de mountain bike: http://www.cardada.ch/en/summer/mountain-bike
Paragliding: http://www.cardada.ch/en/summer/paragliding

Ciclistas podem ficar despreocupados, pois na estação de Cardada há este equipamento para fazer pequenos reparos / manutenção na bicicleta antes da descida da trilha. O uso é gratuito.

Atrações para crianças: além de muito espaço gramado para correr e brincar, o Cardada conta com outras opções de entretenimento como playground e caça ao tesouro.

Há 6 restaurantes com especialidades regionais e também algumas opções de acomodação na montanha. Este passeio pode ser feito em meio dia ou em um dia inteiro. Aproveite para fazer uma caminhada em meio a natureza,  um picnic e tire muitas fotos lindas!

O interessante é que antes dos anos 1950, Cardada e Cimetta eram destinos apenas para prática de esportes de inverno.  O único acesso era a pé, ou seja, todos tinham que subir a montanha caminhando com os esquis no ombro! Até que no começo da década de 1950 foi lançado o projeto para a construção de um teleférico entre Orselina e Cardada. A construção de fato começou em 1952 e terminou no mesmo ano, permitindo que muito mais pessoas pudessem visitar este lugar maravilhoso. Já o teleférico Cardada-Cimetta foi construído em 1956.

O sistema de teleférico foi renovado e modernizado várias vezes ao longo dos anos. O moderno teleférico que liga Locarno-Orselina a Cardada foi inaugurado no ano 2000 e o sistema de cabo foi projetado pelo famoso arquiteto suíço Mario Botta.

Preços: http://www.cardada.ch/en/timetable-fares/summer-fares

Realmente vale a visita, não é mesmo? Subir ao Cardada/Cimetta é conectar-se diretamente com a natureza e recarregar as energias. Uma boa dica de passeio para curtir Locarno e apreciar a linda região de Ticino.

Cardada Impianti Turistici SA
Via Santuario 5, 6644 Orselina
Tel. +41 91 735 30 30
www.cardada.ch

.

.

.

.

.

.

Nota: O Swiss Guide ganhou 2 tickets para este passeio. Como sempre, as dicas e experiências relatadas são próprios das autoras e refletem sua opinião sincera.

Imprimir
Compartilhe:

1 Trackback / Pingback

  1. Guia de viagem de Ticino - dicas do que fazer na Suíça italiana - Swiss Guide

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*