Visita a vinícola “Terreni alla Maggia” em Ascona

Foto: terreniallamaggia.ch

Um dos programas imperdíveis para quem visita Ascona é conhecer a vinícola Terreni alla Maggia! A apenas 20 minutos a pé do centro de Ascona, passando pelas charmosas ruazinhas da cidade, você encontra esta pérola da Suíça italiana.

A propriedade agrícola Terreni alla Maggia foi fundada em 1930 e é, desde então, sinônimo de sucesso. A fazenda abrange cerca de 150 hectares de terra nas comunas de Ascona, Locarno e Gordola, que possuem altitude média de 198m acima do nível do mar e são as áreas de mais baixa altitude em toda a Suíça.

A propriedade está rodeada por 10,5 hectares de vinhas e a produz uma seleção significativa de vinhos “terroir”, incluindo o tradicional Merlot, o redescoberto Bondola e também vinhos mais refinados com uvas selecionadas por especialistas e amadurecidos em barrica.

Visitamos a vinícola em Maio/2017 durante um evento chamado “Adegas Abertas” (ou “Cantine Aperte”, em italiano), onde os produtores de vinhos da região de Ticino abrem suas portas para que visitantes conheçam mais sobre seus produtos e história. As vinícolas geralmente preparam programação especial com música típica e ofertas de gastronomia local. O evento organizado pelo Terreni alla Maggia estava bem animado! A entrada é gratuita e paga-se apenas pela comida.

Veja aqui mais dicas de eventos relacionados a vinho na Suíça!

Nesta ocasião, tivemos a chance de conversar com os enólogos, entender o processo de produção e, claro, degustar os vinhos. Nossos favoritos foram:

Lepre: vinho branco merlot com aroma frutado. Bem suave, ótimo para brunch ou dias quentes de verão.

Bianco d’Oro: vinho branco feito com uvas “Kerner”, com sabor elegante de Moscato.

Barbarossa: vinho tinto feito 100% com uvas Merlot, sabor estruturado.

Il Querceto: sem dúvida, um vinho para ocasiões especiais. Encorpado e com sabor elegante com notas amadeiradas.

Foto: terreniallamaggia.ch

Cultivo de arroz

É interessante mencionar que, desde 1997, uma parte das terras entre Ascona e Locarno foi transformada no que é agora a plantação de arroz mais ao norte da Europa. A planície aluvial do rio Maggia é composta por cascalho, areia e argila, oferecendo ótimas condições para o cultivo de arroz. O tipo que é cultivado na plantação é chamado de Loto, que é usado para preparar o risoto típico do Ticino, e a colheita anual equivale a cerca de 400 toneladas. É a primeira e única propriedade agrícola que produz arroz 100% cultivado na Suíça.

Como podemos perceber, o Terreni alla Maggia é famoso não apenas pelos vinhos mas também por produtos exclusivos. A fazenda também tem pomares, cultiva cereais e produz macarrão, polenta e…uísque!!

Uísque feito em Ticino: O Terreni alla Maggia é também o único lugar em Ticino que produz uísque. A base da bebida é o malte de cevada que também é cultivado no delta do rio Maggia. Em seguida, a bebida amadurece por 3 anos em barricas de carvalho que são armazenadas em uma adega do século XVII.

Todos os produtos podem ser comprados online, na loja física da fazenda, bem como no centro de Ascona na loja “Negozio alla Fattoria” (via Ferrara 87, 6612 Ascona). 

Se quiser mais dicas de passeios na Suíça italiana, leia nosso Guia de Viagem de Ticino!

Visita guiada a fazenda

O Terreni alla Maggia oferece visitas guiadas a vinícola:

Endereço:                           Via Muraccio 105, 6612 Ascona
Disponibilidade:               durante o ano inteiro, mediante solicitação
Duração:                             2h
Grupos:                               mínimo 10 e máximo 30 pessoas
Valor :                                  CHF 20 por pessoa, incluindo degustação
Idiomas:                              Italiano / Alemão / Francês / Inglês

Para os interessados em enoturismo na Suíça e para quem busca uma experiência especial no país, vale a pena conferir o local.

Terreni alla Maggia

Endereço: Via Muraccio, 105, 6612 Ascona
Tel: +41 91 791 24 52
Website: http://www.terreniallamaggia.ch/en

Hospedagem de luxo em Ascona

A fazenda Terreni alla Maggia e o hotel cinco estrelas Castello del Sole pertencem aos mesmos donos. A propriedade do Castello del Sole, construída em 1532, está a 1,5 km do centro de Ascona e a 3 km de Locarno.

Este luxuoso hotel fica às marges do Lago de Locarno, oferecendo conforto e requinte em meio a natureza. Hóspedes tem acesso ao centro de bem-estar, spa, academia, quadras de tênis, campos de golfe, aluguel de barcos a motor e bicicletas.

Certamente, uma experiência única para desfrutar do melhor de Ascona e da Suíça!

Castello del Sole  *****

Endereço: Via Muraccio 142, CH-6612 Ascona
Telefone: +41 91 791 02 02
Website: http://www.castellodelsole.com/en

Foto: castellodelsole.ch

Sabia que fazemos Roteiros Personalizados? Entre em contato conosco e receba um planejamento completo e detalhado para sua estadia na Suíça!

Imprimir
Compartilhe:

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*